Software para gerenciamento do PQFL e do Programa Mais Leite Saudável

Veja como cumprir as instruções normativas IN76 e IN77 com o Leigado Qualifique.

3 min de leitura
Atualizado há 2 anos | Publicado em 20 . May, 2021

Muitos são os desafios para o cumprimento das exigências das Instruções Normativas IN76 e IN77 de 2018. As normativas exigem procedimentos importantes para garantir a qualidade do leite produzido no Brasil e servem tanto para os laticínios quanto para os produtores de leite. Entre as exigências, destaca-se a elaboração, o desenvolvimento e execução do Plano de qualificação de Fornecedores de Leite (PQFL), ferramenta de controle que define política do laticínio em relação aos seus fornecedores de leite, contemplando a assistência técnica e gerencial, bem como a capacitação de todos os produtores, com foco em gestão da propriedade e implementação das boas práticas agropecuárias (BPA).

O PQFL recomenda que os laticínios façam um diagnóstico completo de todas as propriedades leiteiras, desde o manejo utilizado, instalações até a forma de gerenciamento, através de perguntas para mapear a situação atual dos produtores em relação ao recomendado nas BPAs. Com o resultado do diagnóstico, inicia-se o desenvolvimento e implementação do plano de ação, com metas e objetivos, em um processo contínuo e evolutivo para qualificação dos fornecedores de leite.

Pensando nestes desafios a Leigado lançou o sistema Leigado Qualifique, um aplicativo de gerenciamento de propriedades que atende tanto o PQFL quanto o PMLS (Programa mais leite saudável). Essa ferramenta possibilita aos Laticínios cumprir todas as exigências das normas técnicas fazendo uso da tecnologia. Com ele, é possível registrar, acompanhar e compartilhar todas as atividades de campo relacionadas aos programas de qualidade, tais como:

  • Execução do checklist completo via aplicativo (diagnóstico da propriedade);
  • Registro das atividades de campo e visitas técnicas aos produtores;
  • Utilização de georreferenciamento para comprovação da presença do técnico nas propriedades;
  • Controle de agenda de visitas dos técnicos via agendamentos no calendário;
  • Recomendações técnicas pré-cadastradas;
  • Situações da propriedade pré-cadastradas;
  • Registro e acompanhamento dos planos de ação nos produtores;
  • Assinatura digital de documentos na tela do celular;
  • Compartilhamento de documentos pelo WhatsApp ou e-mail;
  • Classificação dos produtores em categorias conforme o percentual de conformidades na propriedade;
  • Integração com laboratórios de análise de leite para gerenciamento da qualidade do leite;
  • Acompanhamento dos indicadores de qualidade, para cada propriedade, direto no aplicativo, com relatórios da sua evolução dentro do projeto; 
  • Acompanhamento das metas e indicadores do PMLS e do PQFL;
  • Relatório/gráficos com a análise dos indicadores/metas;

Dentre as ferramentas do Leigado Qualifique, um destaque especial para a gestão de documentos digitais, sem que seja necessário a impressão para arquivamento físico dos documentos. Isso porque a assinatura destes pode ser feita diretamente na tela do celular e o arquivamento é feito de forma digital e fica disponível a todo momento para a realização de auditorias internas e externas. 

Além de atender as exigências do plano de qualificação PQFL e PMLS o Leigado Qualifique permite todos os registros das atividades de campo relacionadas a visitas aos produtores. 

 

A empresa Leigado possui ainda um serviço de desenvolvimento, adequação e execução do PQFL e PMLS de acordo com as necessidades do laticínio. Conheça todas as nossas soluções para laticínios, entre em contato conosco pelo telefone ou WhatsApp (46) 99911-9511 ou envie um e-mail para contato@leigado.com.br