Sistemas agrossilvipastoris: uma alternativa para sustentabilidade

Entenda como o sistema agrossilvipastoris pode ajudar no desenvolvimento da sua propriedade com relação as atividades da pecuária, lavoura e silvicultura.

2 min de leitura
Atualizado há 1 ano | Publicado em 04 . May, 2022

A pecuária de corte e de leite é uma atividade ampla, que requer de vários processos para mantê-la dentro dos padrões de exigência de qualidade e ambiental. Desde os manejos sanitários até o florestamento da propriedade, todos esses processos são de extrema importância, por isso, o sistema agrossilvipastorel foi desenvolvido para unir a pecuária, lavoura e a silvicultura em prol do bem-estar animal, qualidade de pastagem e do desenvolvimento ambiental.

O que você acha de otimizar a área de produção da sua propriedade, sendo ela de grande ou pequena dimensão?

A utilização de sistemas integrados é de grande importância para o nosso planeta, principalmente nos dias de hoje com o uso em excesso de maquinários e agroquímicos nas lavouras, produção de gases precursores do efeito estufa e de importância também para propriedades rurais, como de agricultura familiar que cada vez mais, estão diminuindo em nosso país.

O sistema agrossilvipastoril, tem como objetivo unir três tipos de cultivos em uma mesma propriedade e mesma área, sendo eles:

  • - Pecuária (pastagem, gado, ovinos, caprinos, equinos)
  • - Lavoura (grãos, matéria verde para silagem)
  • - Silvicultura (floresta, produção de madeira)

Com a união desses três sistemas o produtor ganha em diversos aspectos, como: 1) na criação de animais utilizando o bem-estar, através do conforto térmico transmitido pelas sombras das árvores. 2) na melhoria da qualidade das pastagens e manutenção das que estão degradadas. 3) na economia com adubação, por utilizar de uma aplicação para ambas às produções. 4) e na proteção contraventos e erosões de solos, entre outros.

Dessa forma, o produtor estará cuidando do meio ambiente, além de trabalhar com a sustentabilidade econômica na sua propriedade gerando renda com mais atividades na mesma área de produção (Ibrahim et al., 2001).  



REFERÊNCIAS

https://www.embrapa.br/c/portal/status?status=410&exception=br.embrapa.portal.integracao.tps.NoSuchProdutoServicoException&previousURL=%2Fbusca-de-solucoes-tecnologicas%2F-%2Fproduto-servico%2F112%2Fsistemas-agroflorestais-safs%2520-%2520acesso%252004%2520de%2520setembro%2520de%25202017

Ibrahim, M.; Schlonvoigt, A.; Camargo, J.C.; Souza, M. Multistrata silvipastoral systems for increasing productivity and conservation of natural resources in Central America. In: International Grassland Congress, 19., 2001, São Pedro, São Paulo. Proceedings...São Pedro, 2001. 1 CD-Rom.

REFERÊNCIA FOTOGRÁFICA 

Leiteria Rodrigues - Antonio Rodrigues e Família da cidade de São Jorge D'Oeste, Paraná.