PQFL: Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite

Conheça o PQFL, uma ótima ferramenta de controle para garantir a qualidade do leite.

2 min de leitura
Atualizado há 3 anos | Publicado em 15 . Sep, 2020

Hoje vamos falar um pouco sobre o Plano de Qualificação dos Fornecedores de Leite (PQFL) determinado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O que é o PQFL?

O Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite (PQFL) é uma ferramenta de controle elaborada pelo laticínio, cooperativa ou produtor de leite (estabelecimentos) dentro do conforme da Instrução Normativa nº 77, de 26 de novembro de 2018

O objetivo do PQFL não é só a qualidade do leite, sendo essa uma consequência da execução e evolução do plano, sendo esse o grande aliado do estabelecimento na elaboração e execução de um planejamento para a melhoria das práticas de fabricação do estabelecimento como um todo. O PQFL é um documento que faz parte da gestão da qualidade, fazendo parte do autocontrole do estabelecimento, portanto, sua elaboração, implantação e execução é de total responsabilidade do estabelecimento.

Deve ser entendido como um processo contínuo e evolutivo de controle, onde os esforços devem ser no sentido de qualificar o nível de qualidade dos fornecedores, melhorando-o se necessário e reclassificando-o no intuito de aprimorá-lo, tendo como referência dados estatísticos de controle da matéria-prima, dos índices de produtividade, da rentabilidade, dentre outros parâmetros, além dos relatórios de auditorias realizadas. O PQFL deverá ser elaborado para cada unidade industrial.

Na estrutura do PQFL, as indústrias devem descrever o projeto:

a) Como realizará o DIAGNÓSTICO do estabelecimento;

b) OBJETIVOS do plano devem estar alinhados com a missão da empresa;

c) As METAS que devem ser mensuráveis, bem como o cronograma de execução com os fornecedores.

d) PLANEJAMENTO das ações conforme Boas práticas Agropecuárias (respondendo o que, como e quando serão realizadas as ações).

e) VERIFICAÇÃO do cumprimento do PQFL.

A partir do diagnóstico de situação, as indústrias devem focar na verificação da aplicação do Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA). De acordo com a IN 77, este Programa compreende o conjunto de atividades, procedimentos e ações adotadas na propriedade rural. Os itens que compõem o programa de BPA são os seguintes:

  1. Gestão da propriedade;
  2. Gestão de Insumos;
  3. Manejo sanitário;
  4. Manejo alimentar e armazenagem de insumos;
  5. Qualidade da água;
  6. Higiene pessoal dos colaboradores;
  7. Capacitação dos trabalhadores;
  8. Manejo de ordenha;
  9. Refrigeração do Leite;
  10. Manejo de resíduos e dejetos;
  11. Uso racional e estocagem de produtos químicos;
  12. Manutenção de equipamentos;
  13. Práticas de bem-estar;
  14. Manejo de pragas;

E aí já está desenvolvendo o PQFL em sua indústria? Venha conhecer a solução da Leigado para executar o PQFL.