Pecuária de Corte no Brasil

Por ser um país bastante extenso em áreas produtivas podemos encontrar no Brasil, diversos tipos de criação de bovinos, raças, climas, diferentes formas de produção e manejo. Vamos discutir um pouco sobre alguns pontos dessa atividade tão importante para a economia brasileira.

2 min de leitura
Atualizado há 1 ano | Publicado em 27 . Feb, 2023

RAÇAS

Para chegarmos nas principais raças existentes no Brasil, vamos começar dividindo em quatro grupos.

- Raças Britânicas

- Raças Europeias ou Continentais

- Raças Zebuínas

- Raças Europeias adaptadas a clima tropical.


Dentre esses grupos, encontramos com facilidade as Raças:

- Zebuínas
- Nelore, Brahman, Guzerá e Tabapuã.



- Europeias e Britânicas Aberdeen Angus, Red Angus, Caracu, Simental, Hereford, Senepol, Limousin, Devon, Pardo Suiço, Charolês e Marchigiana.



 E também podemos encontrar as raças compostas:
 Braford, Simbrasil, Canchim, Brangus, Montana Tropical, Montana e Santa Gertrudis.



EM QUE REGIÕES DO PAIS PODEMOS ENCONTRAR COM FACILIDADE ESSAS RAÇAS?

Embora as raças Taurinas tenham se adaptado em partes ao clima brasileiro no decorrer dos anos, vamos encontra-las com maior frequência na região sul do pais, pelo simples fato de obter temperaturas mais baixas, sendo elas vindas de regiões parecidas a esse tipo de clima.

Já as raças zebuínas, se localizam em maior escala nas regiões próximas a linha do equador por obter-se de temperaturas mais elevadas, sendo elas adaptadas a esse tipo de clima e também por serem mais rusticas principalmente quando falamos de endo e ectoparasitas.

Com o avanço das pesquisas e do melhoramento genético, surge no país compostos provindos de cruzamentos entre raças para adaptações a determinadas regiões, com intuito de melhorar ganho de peso, qualidade e rendimento de carcaça, manejo, reprodução, entre outros indicadores produtivos. 


SISTEMAS DE CRIAÇÃO

- A PASTO
- SILVIPASTORIL (Floresta + Animal)
- AGROSILVIPASTORIL (Lavoura + Animal + Floresta)
- CONFINAMENTO
- BOITEL
- GENETICA DE CORTE
- SEMI CONFINAMENTO

DIFICULDADES

Através de conversa com alguns produtores, pode-se dizer que um dos maiores problemas encontrados para o desenvolvimento da atividade de corte e genética voltada para produção de carne, é a gestão e acompanhamento mais próximo da produção desses animais.

Para isso a LEIGADO desenvolveu um software voltado especificamente para essa atividade, aonde conseguimos acompanhar de perto indicadores zootécnicos e financeiros, dando mais clareza e objetividade para o progresso da sua fazenda.



Se você ficou interessado nesta tecnologia, faça um teste grátis do nosso sistema clicando aqui ou baixando o APP Leigado em sua loja de aplicativo, Google Play ou App Store