Pecuária 4.0: Como fazer o gerenciamento financeiro na Integração Lavoura e Pecuária

Saiba como uma gestão financeira eficiente pode alavancar os lucros das fazendas que trabalham com mais de uma atividade

4 min de leitura
Atualizado há 3 semanas | Publicado em 27 . Aug, 2021

O gerenciamento da fazenda é um dos principais fatores para melhorar a rentabilidade no campo. É comum focarmos em altos investimentos com equipamentos e maquinários mais modernos no intuito de aumentar a eficiência da propriedade, mas deixamos de lado a parte operacional e administrativa.

Dessa forma, a melhoria de eficiência com os investimentos não é comprovada já que não se tem números para mensurar o desempenho, mascarando muitas vezes os gargalos e gerando a falsa impressão de uma decisão acertada.

Esse cenário é ainda mais complicado quando se trabalha com mais de uma atividade na fazenda, os custos e despesas se diluem no meio da receita e não se sabe mais qual é seu custo de produção e/ou lucro.

 

Caminho da gestão eficiente

 

Quando falamos de gestão, existem muitos parâmetros que devemos considerar, não basta simplesmente subtrair a receita da despesa e ver o lucro, o caminho é bem mais longo.

O “ponta pé” inicial para uma gestão eficiente é capacitar a equipe de colaboradores, definir lideres setoriais e organizar as atividades da propriedade de forma que gere dados específicos de cada área. O diferencial para o sucesso da operação está estritamente ligado a coleta e lançamento de dados, por isso é muito importante priorizar este primeiro passo. 

Em um cenário onde se trabalha com pecuária de corte e produção de grãos, deve-se elencar os centros de custos corretos dos insumos utilizados, para que no fim o pecuarista consiga visualizar qual foi o custo de produção de cada produto e ainda saber a participação das despesas. 

Isso tudo é possível por meio de um relatório contábil: o Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE, que divide receitas e despesas por Centros de Custos.

 DRE - Sistema Leigado Gestão

Esse relatório demonstra todos os resultados operacionais e não operacionais de um período selecionado, sendo separado por plano de contas e categorias, assim é possível visualizar as porcentagens da participação de forma correta. O acesso a estes resultados será o diferencial para definir o planejamento da gestão nos próximos meses.

Uma gestão de sucesso exige a elaboração de um planejamento financeiro a curto e longo prazo. Para tal, o gestor deve se atentar a uma visão macro do negócio, isso é possível por meio de um software de gestão que possibilita a concentração dos dados, as análises dos resultados e a otimização dos processos.

No sistema Leigado você consegue acompanhar as movimentações por meio do livro razão, que é um relatório analítico de todos os lançamentos financeiros, utilizado inclusive por contadores. Com ele é possível visualizar toda a parte operacional, elencando de forma correta todos os custos e despesas.

  Livro Razão - Sistema Leigado Gestão

O relatório analítico é gerado a partir do fluxo de caixa, que além de registrar e mostrar todas as ações financeiras do negócio, permite o agendamento de tarefas como transações futuras programadas a partir de seu vencimento, assim informando para qual conta sairá tal gasto e também o destino das receitas.

Fluxo de Caixa -  Sistema Leigado Gestão

O monitoramento do fluxo de caixa impacta em toda a administração, pois a partir daí é possível visualizar e programar o dinheiro disponível no mês, sem precisar recorrer a valores investidos.

Os resultados do planejamento financeiro são importantes indicadores para o gestor de mais de uma atividade. A tomada rápida de decisões se torna um diferencial na administração da propriedade, conseguindo programar investimentos, futuras inovações, e claro, potencializar os lucros finais. Por vezes esses indicadores são subestimados, mas dados futuros garantem uma visão ampla e assertiva para a empresa rural.

A prática da gestão eficaz ajuda na boa relação com seus colaboradores pois uma liderança centrada, assertiva no bem-estar e na lucratividade, garante a capacidade de construir eficiência técnica e a amplia seu alcance de gerenciamento, além de otimizar a rotina de manejos da fazenda! Nós podemos te ajudar: baixe nosso aplicativo na Google Play Store ou na Apple Store, ou se preferir cadastre-se em nosso site e teste gratuitamente nosso sistema e aplicativo, comprove a eficiência da tecnologia na lida pecuarista.