Pastagens de inverno: Qual o melhor manejo?

Confira a tabela de capacidade de produção.

2 min de leitura
Atualizado há 3 anos | Publicado em 21 . May, 2019

Hoje se observa uma grande variedade de cultivares de pastagem as quais se adaptam nas mais variadas condições climáticas. O país apresenta regiões bem diversificadas, com estações bem definidas, com épocas de secas na região centro oeste e muito frio na região sul, exemplos estes os quais possivelmente ocasionaria uma época de vazio forrageiro. Hoje já temos cultivares de gramíneas as quais já são adaptadas a suportarem temperaturas muito baixas como: as aveias, azevém, triticale, cevada centeio e trigo. Estes cultivares se destacam por apresentarem uma boa qualidade nutricional, com alto teor de proteína, tornando uma alternativa viável na produção animal.

A adaptação destes cultivares se dá em faixas de temperaturas entre 18 a 23°C, no outono e no inverno, suportam geadas e não toleram altas temperaturas. No Brasil seu cultivo deve ocorrer no final de março e início de abril, estas apresentam rápido desenvolvimento estando aptas ao pastejo por volta de 45 dias após a semeadura, desde que apresentem boas condições de umidade, porém umidades muito elevadas ou muito baixas prejudicam seu desenvolvimento.

A quantidade de semente utilizada por hectare, vai depender do cultivar e da indicação do fabricante das sementes, bem como a quantidade de adubação a ser utilizada. Alguns cultivares como os de azevém chegam a dar sete cortes em pastejo, com uma capacidade de rebrota muito eficiente, tornam-se uma ótima alternativa para as épocas de temperaturas mais baixas. Não somente o pastejo, mas muitas propriedades aproveitam seu cultivo para que sejam cortadas e levadas ao coxo dos animais que estão confinados. Também apresentam boas características para serem armazenadas na forma de feno, silagem e pré-secado, garantindo a qualidade do alimento por um período maior. Sua produção fica entre 10 a 30 toneladas de matéria verde por hectare. Confira na tabela com a qualidade de alguns cultivares de inverno:

CultivarPB%FDN%FDA%
Aveia25,2548,1024,00
Trigo24,7054,4028,00
Azevém26,0053,0027,00
Triticale25,5053,9026,00
Cevada24,5051,0029,40

PB(proteína Bruta); FDN(Fibra em detergente neutro); FDA(Fibra em detergente ácido);

Para se obter mais informações sobre estes cultivares, um técnico deve ser consultado para que se tenha maior êxito no cultivo.