Importância da definição do pró-labore.
Vamos entender um pouco da importância de uma boa gestão pecuária, e definições de pró-labore
Importância da definição do pró-labore. Como calcular ?
Todas as propriedades rurais devem ter uma boa gestão pecuária, independente do seu porte e sistema de produção, essa organização é fundamental para obtenção de uma maior rentabilidade no empreendimento rural e manter a saúde financeira da atividade. O pequeno e médio produtor precisam de uma atenção maior em suas atividades financeiras, pois tem um número reduzido de operações quando comparado ao grande produtor, isso significa que ele precisa conhecer os riscos inerentes a atividades e realizar um bom planejamento financeiro.
Dentro do planejamento financeiro é preciso determinar a diferença entre pró-labore e salário, pois essa ação está diretamente relacionada à saúde financeira da propriedade rural.
O que é pró-labore e como funciona?
O produtor rural tem diversas responsabilidades dentro da propriedade seja com manejo do rebanho, lavoura ou outras atividades inerentes ao empreendimento rural e por isso recebem uma remuneração ao final do mês. Entretanto, essa forma de remuneração não recebe o nome de “salário”, mas sim “pró-labore” que significa “pelo trabalho” e compõe as despesas administrativas.
O produtor rural tem diversas responsabilidades dentro da propriedade seja com manejo do rebanho, lavoura ou outras atividades inerentes ao empreendimento rural e por isso recebem uma remuneração ao final do mês. Entretanto, essa forma de remuneração não recebe o nome de “salário”, mas sim “pró-labore” que significa “pelo trabalho” e compõe as despesas administrativas.
Definindo a remuneração do empreendedor rural
O valor do pró-labore é definido com base nos salários de mercado para execução daquele determinado cargo, por exemplo, se o produtor rural exerce a atividade de gerente dentro da propriedade a remuneração deve ser feita de acordo com a faixa salarial paga para esse determinado cargo na região. Importante destacar que o valor pago pelo pró-labore não deve exceder o que se pagaria a um colaborador que executasse a mesma atividade, pois isto é anti-econômico.
Agora a distribuição de lucros equivale à remuneração do investidor, trabalhando ou não na empresa. O produtor rural deve repartir o lucro advindo da atividade pecuária, como forma de remunerar o capital empatado no negócio e os riscos inerentes ao empreendimento. Caso não exista lucro na atividade, não é possível realizar essa distribuição.
Como calcular o pró-labore e distribuição de lucros ?
Para determinar o pró-labore é necessário:
1) Definir as atividades executadas pelo produtor rural, sejam elas administrativas ou técnicas.
2) Realizar uma análise de mercado a fim de determinar a média salarial paga para os profissionais que realizam as mesmas funções.
3) Defina o pró-labore como se fosse a remuneração paga para um colaborador executando a mesma função.
Distribuição de lucros:
1) Avalie criteriosamente os resultados da propriedade rural, tirando da receita todos os custos e despesas relacionados à atividade.
2) Crie uma reserva de segurança, que não será distribuída como lucro e sim reinvestida na empresa rural. Essa reserva deve ser utilizada em situações atípicas e não previstas.
3) Após esse processo pode está realizando a divisão do lucro como dividendo entre os responsáveis pela propriedade rural, de acordo com a participação no capital social da fazenda.
Através do sistema LEIGADO é possível realizar o controle de todas as despesas, seja na produção leiteira ou corte, já que a empresa possui softwares específicos para cada tipo de sistema de produção. E com essas informações são gerados diversos relatórios administrativos, onde é possível através de uma análise desses dados determinar o pró-labore e distribuição de lucros, de forma a não comprometer a saúde financeira da fazenda.