Fluxo de caixa, por que é importante na pecuária?

Saiba como organizar o Fluxo de Caixa e como ele é importante para a saúde financeira da sua propriedade.

3 min de leitura
Atualizado há 3 meses | Publicado em 23 . Mar, 2022

Hoje vamos falar sobre um tema que quando falamos nele causamos desconforto, pois, na maioria das vezes o pecuarista não conseguem acompanhar de forma prática o financeiro de sua fazenda, devido à falta de ferramentas práticas e acabam não tendo um controle efetivo sobre a sua situação financeira. E como consequência, acabam tendo problemas para resolver as finanças que estão desorganizadas e ficam sem saber que chegou a hora de pagar uma parcela de financiamento, até mesmo se podem ou não fazer um novo empréstimo para um investimento na atividade, ou então, qual seria o melhor momento para fazer. 

Portanto ter conhecimento e controle do fluxo de caixa da sua empresa pecuária é mais importante do que se imagina. Se eu te perguntar hoje, qual é o seu lucro com a pecuária? Ou quanto do seu faturamento já está comprometido no mês? Você saberia me responder momentaneamente? Pois bem, essas são informações que precisamos saber para que possamos ter uma organização e fazer investimentos com segurança, essas informações são importantes para que se tenha sucesso na atividade.  

Mas o que é Fluxo de caixa?

Um instrumento básico de planejamento e controle financeiro, que tem por objetivo, apurar o saldo disponível no momento. Mas o que é necessário para se ter um controle financeiro de resultados?

O controle financeiro é essencial para que se mantenha em ordem a saúde das fazendas que trabalham com pecuária, seja ela de leite ou de corte, uma vez que se tem margens apertadas e muita oscilação nos custos de produtos, que apresar dos custos, são obrigatórios para manter a produção de leite ou a engorda do gado. Também é muito comum a conta bancária ficar no vermelho alguns meses do ano, sendo necessário se ter dinheiro em caixa para manter em dia os compromissos financeiros com seus fornecedores, sem cortar gastos primordiais, por isso, é tão importante se ter equilíbrio no financeiro

Quando buscamos resultados é importante sempre ter em mãos o fluxo de caixa, além de acompanha-lo diariamente, assim é possível observar o quanto se tem de contas a pagar ao longo do ano. Isso pode ser controlado por meio de um caderninho, planilha de Excel ou até mesmo por um sistema, assim como no Software Leigado, onde é possível, separar as contas a pagar e a receber, bem como o que se foi pago ao longo do mês. Desta forma é possível acompanhar e saber quanto se tem no mês, no bimestre, no trimestre e no semestre ou até mesmo anual. 

Como fazer o seu controle?

Inicialmente classifique os gastos e receitas que tens, como por exemplo: Luz, Alimentação de Animais, Mão de Obra, Venda de Leite, Venda de Animais e assim por diante. Depois que definir, faça os registos dentro de cada categoria de conta, ao realizar os gastos mensais separe as notinhas e deixe-as em uma caixinha, depois tire uma hora na semana para fazer o registro no caderno ou no sistema. Quando os lançamentos são feitos em um sistema, fica mais fácil controlar, pois é possível fazer lançamentos parcelados, ficando registrados já para os meses futuros e o sistema calcula os indicadores financeiros necessários. 

Se você ainda não usa um sistema para gerenciar o fluxo de caixa da sua propriedade, te convido a conhecer o Leigado Gestão. O sistema está disponível nas versões Web e Aplicativo. Faça um teste grátis agora mesmo acessando o site www.leigado.com.br ou baixando o app em sua loja de aplicativo Google Play ou App Store