Consultor Veterinário: saiba como melhorar a gestão dos seus clientes

Entenda como Softwares de Gestão podem auxiliar na sua rotina de atendimentos e na gestão de dados das propriedades atendidas

4 min de leitura
Atualizado há 2 anos | Publicado em 01 . Nov, 2021

Organizar o gerenciamento dos dados zootécnicos dos clientes as vezes é o trabalho mais demorado da visita de consultoria veterinária, o que demanda um tempo valioso.

Existem diversos métodos utilizados para elencar todos os índices da empresa rural, como cadernos, papéis, planilhas impressas ou planilhas de Excel, mas as vezes essas anotações se perdem ou até mesmo não são anotadas de forma visualmente entendível. Isso pode gerar grande impacto nos manejos dos animais, como perder prazos de protocolos sanitários, não saber DPP (Data Prevista para o Parto) e até mesmo não acompanhar os principais índices reprodutivos da propriedade, o que no fim das contas, vai ser o reflexo da eficiência produtiva e reprodutiva da propriedade, tanto na pecuária de leite como corte.


Como ajudar a organizar os dados da propriedade?


O maior impacto na perda de tempo do atendimento é encontrar os dados do animal que está sendo atendido, pois, por muitas vezes o produtor não controla de forma dinâmica, e alguns minutos da visita do consultor, são os diferenciais para otimizar as atividades da propriedade, o que resulta em um atendimento mais preciso e eficaz.

É muito comum hoje os profissionais incluírem em sua consultoria a parte de gestão, onde consiste em: organizar os dados zootécnicos dos animais, os dados administrativos da propriedade e trazer resultados positivos no fim do mês.

E para a realização dessa gestão, antigamente era comum realizar esse processo através de fichas cadastrais, onde era escrito a mão as informações de cada animal, mas também era corriqueiro sujarem, molharem ou até mesmo se perderem as fichas, aí quando solicitado pelo consultor, as informações não existiam.

Nos dias atuais se fala muito em planilhas para gestão, sendo elas impressas ou virtuais, só que nem todos os produtores conseguem usá-las, pois muitas vezes elas são complexas, exigindo tempo e domínio da ferramenta para o seu uso. 

Os softwares entraram no mercado para facilitar a comunicação de dados entre os consultores e seus clientes. Plataformas fáceis de usar, dinâmicas e interativas, facilitando sua compreensão e usabilidade. 


O sistema Leigado Gestão, faz parte dessa inovação de mercado, através dele é possível realizar o gerenciamento completo da empresa rural, de forma que o produtor trabalhe em conjunto com seu consultor, auxiliando no lançamento de dados, e claro, gerindo toda a sua propriedade.

O software auxilia e facilita, pois, divide toda a fazenda por módulos, sendo eles: a parte zootécnica, e a parte administrativa, e ainda cada parte subdividida em módulos conforme cada manejo.

Na pecuária, seja ela leite ou corte, é muito importante os manejos com os animais, porque a partir deles temos o resultado final, que pode ser positivo ou negativo.

Quando falamos em leite, o veterinário tem seu papel fundamental, que é a reprodução, o que costumamos chamar de coração da atividade, onde bem feito, traz sucesso na produção, saúde e bem-estar dos animais. Existem indicadores importantes que levamos em consideração ao sucesso da reprodução, os principais são, DEL (Dias em Lactação) e IEP (Intervalo entre Partos), esses dois números impactam diretamente a produtividade do animal, onde se buscar manter a DEL dentro de referência e o IEP o menor possível. 

Ao falar em pecuária de corte, assim como o leite, a reprodução é fundamental, por exemplo, há fazendas que atuam com genética, ou seja, venda de exemplares, como touros, matrizes ou bezerros. Para o sucesso desses animais, é preciso chegar a excelência da tal raça que está trabalhando, por meio do melhoramento genético feito pelo veterinário na reprodução dos animais. Quando falamos nas fazendas com rebanhos destinados ao abate, temos a estação de monta, essa que é iniciada entre setembro e outubro, visando realizar protocolos de IATF para se obter as crias que na próxima geração serão destinados a engorda.

É preciso trabalhar muito bem com os animais para gerar novas crias que terão peso a desmama adequando, desenvolvimento e evolução ruminal rápida e eficiente, isso tudo para possibilitar que depois tanto na recria como na engorda, tragam maior ganho de peso em menos tempo, trazendo o melhor GMD (Ganho Médio Diário) possível.

Assim como a reprodução muitos outros manejos são importantes, como: produção, nutrição, sanitário, controle de estoque e controle da genética. Se você busca melhorar a gestão dos seus clientes e a ajuda-los a ter mais lucratividade, visite nosso site www.leigado.com.br e conheça o Leigado Gestão para Médicos Veterinários, disponível também na versão App nas lojas Google Play e App Store. Teste gratuitamente e comprove a eficiência do software em seu dia a dia, atendimentos e nos resultados ao fim do mês. Vem ser Leigado!