Dia Internacional do Leite

Leite é sabor, o sabor que deixa a vida mais gostosa. Celebre o Dia Internacional do Leite.

2 min de leitura
Atualizado há 1 ano | Publicado em 01 . Jun, 2022

Todos sabemos que o Leite é uma bebida, e que também é o ingrediente especial de muitas receitas por aí, assim como as sobremesas de domingo e dos deliciosos queijos, chega a dar água na boca só de pensar. E nessa data em que comemoramos o Dia Internacional do Leite, vamos falar sobre a sua produção e como ele se faz tão importante na vida das pessoas

O tão famoso leite de caixinha, lá da gôndola do supermercado, percorre um processo muito grande antes de chegar ao varejo, que se inicia lá na propriedade leiteira, onde o Produtor de Leite acorda na madrugada para realizar o manejo de ordenha. Mas a atividade leiteira não se resume em “ordenhar o leite da vaca”, ela se faz na nutrição animal, nos manejos sanitários, genéticos, reprodutivos, no bem-estar animal e em muitos outros processos que fazem da atividade leiteira, uma das maiores atividades AGRO do nosso país

O leite que é produzido pela vaca e ordenhado pelo homem, é uma bebida que alimenta, fortalece e dá saúde à milhares de pessoas. Mas além disso, ele também emprega muita gente, hoje no nosso país são quase 4 milhões de pessoas empregadas no setor. Com o desenvolvimento da atividade e toda a evolução tecnológica, muitos produtores de leite tornaram-se empregadores, gerando empregos e renda financeira para muitos trabalhadores, em suas empresas rurais. E é claro, que ainda se mantem as pequenas propriedades onde a gestão de todos os processos, são feitos pelo próprio produtor e sua família.

Assim como comemoramos muitas outras datas, o Dia Internacional do Leite deve ser celebrado, pois o leite além de ser uma bebida de origem animal que nos fornece nutrição, é um produto que já se transformou em tantos alimentos, que se citarmos todos aqui, vai ser uma lista gigantesca. E isso não é só coisa da tecnologia dos dias atuais, é coisa que vem desde os nossos antepassados, é receita de vó, que já veio de muitas outras gerações, aquela coisa de família, sabe? 

Mas também é importante ressaltar, que o leite não está só presente na nossa alimentação, ele também está no nosso cuidado com a pele e até mesmo com a nossa saúde. O leite é ingrediente na composição de inúmeros produtos hoje existentes no mercado, desde os estéticos até produtos farmacêuticos.

E o leite não para por aí, ele também nos proporciona lembranças e momentos incríveis, como o café da manhã em família, um prato especial no almoço, aquele saboroso lanche da tarde ou aquele ingrediente especial do jantar. Leite é sabor, o sabor que deixa a vida mais gostosa! Celebre o Dia Internacional do Leite.

 


Referência: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/producao-animal/mapa-do-leite#:~:text=O%20Brasil%20%C3%A9%20o%20terceiro,de%204%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas.