Como calcular os custos na produção de silagem

Apesar de ser um alimento com baixo custo de produção, fazer silagem requer um bom planejamento.

2 min de leitura
Atualizado há 3 anos | Publicado em 14 . Jun, 2017

A silagem tem um papel importante na criação de gado leiteiro, por ser um alimento que será armazenado e terá disponibilidade nos períodos secos. Existem diversas plantas que servem para a produção de silagem porém o milho é uma das culturas mais utilizadas no Brasil, segundo o professor João Ricardo Alves Pereira da UEPG o milho é utilizado na alimentação das vacas em mais de 70% das propriedades do país.

Apesar de ser um alimento com baixo custo de produção requer um bom planejamento para que seja feito de forma correta e diversos são os fatores que influenciam na qualidade do produto final, dentre eles podemos citar: escolha do híbrido a ser plantado, colheita na maturidade adequada, velocidade da colheita, picagem, compactação e vedação do silo.

Como calcular:

Para se calcular o custo de produção da silagem deve ser levado em conta todos os produtos e serviços utilizados desde a preparação da terra até a estocagem final e para auxiliar produtores e assistentes técnicos o sistema Leigado dispõe no módulo de estoque a tela de “Produção Própria” onde poderá ser lançado o produto final que seria a silagem e todos os produtos e serviços que compõem a silagem.

Vamos a um exemplo:

Primeiramente devo cadastrar um produto chamado Silagem que poderá ser em quilos ou em toneladas vai da preferência do usuário se quiser calcular o custo do quilo ou o custo da tonelada e cadastrar os locais de estoques que será armazenado a silagem, silos, trincheiras etc… também é necessário que esteja armazenado em locais de estoque os produtos utilizados para produção da silagem e após isso deverá ser informado todos esses produtos e serviços utilizados como, semente, adubo, herbicida, inseticida, lona, horas máquina, horas homem entre outros que poderão ser utilizados, muito importante que seja lançado todos que foram utilizados desde início até o final da produção, todos os produtos e serviços com seus preços de custos, depois de feito esses passos deverá informar a quantidade de silagem produzida, sendo informada automaticamente o sistema irá calcular o custo para cada quilo ou tonelada conforme critério do usuário.

Salvando esse registro o sistema irá dar baixa no estoque dos produtos que compõem e dará entrada no estoque do produto final que nesse caso será a silagem. Dessa forma você terá o custo mais aproximado da produção desse alimento tão importante na criação de gado leiteiro.

Lembrando que essa tela poderá ser utilizada para outras produções também, como feno, queijo, etc…