A importância dos cuidados na ordenha

A ordenha deve ser vista como "o ato de produzir alimentos".

2 min de leitura
Atualizado há 3 anos | Publicado em 04 . Sep, 2018

A ordenha talvez seja a atividade mais importante desenvolvida em uma propriedade leiteira. É o momento em que somos recompensados pelos esforços realizados diariamente. É durante a ordenha que comprovamos a eficiência: do manejo adotado, da dieta, da criação das bezerras e até a saúde do animal. A ordenha deve ser vista não apenas como o ato de “tirar o leite”, mas com o ato de produzir alimentos, os quais serão ingeridos por adultos, crianças, pessoas enfermas entre outras categorias. Por este motivo se exige tanto da qualidade do leite entregue ao laticínio e o momento da ordenha dever ser levado a sério.

As vacas são animais dependentes de rotina. Para uma ordenha mais eficiente o ideal é ser realizado sempre com o mesmo intervalo de tempo, por exemplo: 12 em 12 horas quando são realizadas duas ordenhas ou de 8 em 8 horas quando o sistema adotado é de três ordenhas diária, sempre iniciadas no mesmo horário todos os dias. Este simples ato, pode parecer insignificante, mas algumas pesquisas apontam que pode-se ter uma diferença de até dois litros de leite por animal em um único dia. Pelo motivo que, quando o úbere esta cheio de leite o mesmo exerce uma pressão nas paredes as quais inibem a produção de leite e como o tempo até a outra ordenha é menor ela acaba não tendo tempo suficiente para encher o úbere. Além de uma boa rotina, deve-se ter cuidado no momento da condução dos animais a sala de ordenha, da maneira mais calma possível não provocando estresse ao animal.

No momento da higienização dos tetos e úberes dos animais, deve-se utilizar água potável, seguido de uma desinfecção com produtos de rápida ativação. Recomenda-se sempre ter cuidando para que animais que apresentem algum tipo de mastite sejam ordenhados por ultimo, para se evitar contaminação dos demais. Quando este manejo não puder ser evitado, sugere-se que se tenha sempre algum produto para realizar a desinfecção do conjunto de ordenha, para se evitar uma contaminação do leite e dos animais. Após ser higienizado os tetos devem ser secados com papel toalha para eliminar os resíduo da sujeira e dos produtos. No final da ordenha recomenda-se que se utilize um produto para a fazer a selagem do teto, impedindo que bactérias adentrem o canal evitando mastites. O ordenhador também deve ter um cuidado com a sua higiene pessoal para que se evite contaminação para que seja produzido um leite mais saudável para o consumo humano.