Conforto térmico para vacas leiteiras

Vacas leiteiras sob estresse térmico têm o seu desempenho produtivo e reprodutivo reduzido.

3 min de leitura
Atualizado há 3 anos | Publicado em 27 . Dec, 2016

Vacas leiteiras necessitam de ambiente que propicie as condições mínimas para a sua produção. Estes que são capazes de perceberem pequenos aumentos de temperatura e umidade, ao ponto de permanecerem mais tempo à sombra nos momentos mais quentes do dia, e também reduzem o consumo de alimento, conseqüentemente a produção leiteira e a fertilidade destes é diminuída. Causando um prejuízo significativo direto ao produtor.

Vacas leiteiras sob estresse térmico têm o seu desempenho produtivo e reprodutivo reduzido como consequência do acionamento dos mecanismos que regulam a temperatura corporal.

Ruminantes afetados por estresse de calor tendem a reduzir a ingestão de forragem volumosa, reduzindo a ingestão de matéria seca em aproximadamente 25% na tentativa de minimizar a produção de calor. O aumento da frequência respiratória e da ofegação são mecanismos fisiológicos importantes para perda de calor. No entanto, esses fatores utilizam gasto de energia, resultando no aumento da mantença diária de bovinos de leite de 7 para 25%, o que resulta também em produção de calor e perda de produtividade.

Com a temperatura ambiente acima de 30°C, o animal diminui a ingestão de alimentos e a produção de leite cai, e há um aumento de taxa respiratória, aumento dos batimentos cardíacos, sudorese, aumento na ingestão de água, diminuição na ingestão de alimentos e pastejo e ocorre a procura por sombra e locais frescos.

Controle do estresse calórico:

O uso de instalações que reduzem a temperatura pode melhorar tanto a produção de leite como a taxa de prenhez desses animais.

É muito importante uma ventilação eficiente, desde as orientações das instalações até as árvores para o sombreamento adequado da área onde os animais permanecem.

Visando uma temperatura e conforto adequado, algumas medidas de sombreamento artificial, como uso de sombrites e aspersão de água são adotadas e muito bem sussedidas na prática. A técnica de aspersão utilizada em galpões tipo free stall, compost barn ou sala de espera de ordenha pode proporcionar um aumento de 3% na produção de leite. Essa diferença na produção, apesar de pouco significativa, representa um aumento de 5,8% na receita mensal.

Visando um conforto térmico algumas medidas no manejo e ambientes podem ser tomadas:

  1. Plantio de árvores para um sombreamento natural e eficiente, pode-se adotar praticas silvipastorís visando também uma utilização florestal e agrícola da terra;

  2. de sombra, utilizando sombrites por exemplo, nas áreas de descanso e sala de espera;

  3. Água fresca, limpa e a vontade a todos os lotes de animais;

  4. Reduzir distâncias que os animais precisam percorrer para se alimentar, beber ou ir para a ordenha; posicionando cochos e bebedouros em locais estratégicos;

  5. Reduzir o tempo na sala de espera;

  6. Melhorar ventilação e resfriamento na sala de espera;

  7. Instalar sistema de resfriamento em free stall e compost barn.

Fique atento e evite perdas produtivas e reprodutivas de seus animais, e ainda garanta um conforto e bem estar dos mesmos, o resultado virá em alta produtividade.