Como está o seu Planejamento para 2022?

Entenda como criar um planejamento anual para sua propriedade leiteira e o impacto positivo que ele proporciona desde as atividades do dia a dia, até a sua lucratividade mensal e anula.

4 min de leitura
Atualizado há 2 anos | Publicado em 12 . Jan, 2022

Mais um ano que se inicia e é muito comum fazermos promessas na virada do ano, não é mesmo!? Mas na maioria das vezes essas promessas ficam só no papel. E para que 2022 seja diferente, e você tire do papel as promessas e os objetivos, é muito importante que você faça um planejamento anual, mas não se assuste, isso não é um bicho de sete cabeças. 

Falar de planejamento é algo pouco comum e até mesmo pouco usado na pecuária, pois a propriedade rural nem sempre é tida como uma empresa e consequentemente, processos como o planejamento ficam para um segundo plano, não sendo considerado tamanha importância. Mas por que devemos iniciar o novo ano com um planejamento? Porque é uma forma de organizar as metas e seguir um cronograma, para que as mesmas possam ser atingidas. Além, de se ter o controle do que precisa ser melhorado e aprimorado na propriedade.

Mas antes de mais nada, o planejamento é o meio pelo qual definimos e organizamos nossas metas e objetivos, neste plano também deve ser estipulada todas as estratégias que serão adotadas, para que o planejamento seja executado. 

Quando se tem um planejamento em mãos, ele nos possibilita fazer uma programação financeira, inclusive para que não se tenha gastos sem estabilidade. E quando falamos de pecuária leiteira, é histórico ter baixa no preço pago aos produtores durante os meses que antecedem o fim e o início do ano, essa baixa ocorrer principalmente pelo aumento na oferta de leite no mercado, devido ao início de chuvas, aumentando a oferta de pastagem, de alimentos e consequentemente, aumentando a produção de leite, ou seja, sobrando leite no mercado e reduzindo os preços. Tendo domínio desta informação, já podemos programar o nosso planejamento financeiro para esse período em que iremos receber menos pelo litro de leite, assim, determinando quais estratégia serão necessárias para superar essa fase e de onde vamos tirar dinheiro, caso falte. 

Com um planejamento anual de produção, é possível até programar as compras de insumos e alimentos que serão fornecidos aos animais, aproveitando os melhores preços para se fazer contratos, assim, reduzindo custos de produção, também, sendo possível melhorar a lucratividades com esse tipo de estratégia. Em resumo, o planejamento anual é o GPS que necessitamos para percorrer um longo caminho desconhecido, pois, a cada ano temos situações diferentes. O nosso planejamento não pode ser algo tenebroso, ele deve ser simples, claro, objetivo e de fácil execução, para que desta forma possa ser executado à risca. E não se esqueça, que se caso se faça necessário mudar os planos ao longo do ano, está tudo bem!

Mas como iniciar um planejamento anual?

Primeiramente comece colocando no papel o que gostaria de fazer no ano que se inicia, detalhando quais serão as metas anuais, e então às dividindo por metas mensais, ou seja, o que devo fazer em cada mês para conquistar a meta anual? E organize-as por quais metas deseja alcançar primeiro, como por exemplo: Média de Produção por Vaca; Produção Diária; Produção por Mês; Número de Vacas em Lactação; Lucro Mensal; Lucro Anual; Construir e assim por diante. Depois de estabelecidas as metas, veja o que se faz necessário para alcançar cada uma delas, como por exemplo: caso a sua meta seja aumentar a quantidade de animais, liste de que forma isso será feito, com novilhas de reposição criadas na propriedade ou se será necessário comprar animais. 



E por onde começar?

Comece com uma folha de papel e uma caneta, coloque tudo o que deseja para o próximo ano, sem filtros, escreva com o sentimento que está dentro de você, seja ele, uma meta grande ou pequena, de curto ou longo prazo, não filtre, só escreva dentro do seu ponto de vista e da sua realidade. Após colocar tudo no papel, classifique elas como sendo metas de longo e curto prazo, em seguida estabeleça um prazo para cada uma delas, com quantos dias ou meses ela será atingida. Após concluir determine o que será necessário para cada uma delas, seja: recurso financeiro, de pessoas, de estrutura, e assim por diante, depois coloque os responsáveis para a execução em cada uma delas e pronto, seu planejamento já tem vida. 

Mas não para por aí, não basta escreve-las, se faz necessário acompanhar como está o andamento, então, tire uma hora por semana para verificar isso, assim será só sucesso e você terá um ano incrível. Lembre-se: Quem falha em planejar, planeja falhar.