Aumente seu lucro na Pecuária com estratégias na Gestão Financeira

Para obter lucro na pecuária, deve-se ter uma gestão financeira sólida e estratégica. Neste artigo, exploraremos algumas estratégias essenciais para otimizar a gestão financeira em fazendas de pecuária de leite e corte.

2 min de leitura
Atualizado há 7 meses | Publicado em 27 . Sep, 2023

1. Planejamento Orçamentário

O primeiro passo para garantir uma margem de lucro em sua fazenda é criar um planejamento orçamentário detalhado, Isso envolve a estimativa de receitas e despesas futuras, permitindo que você tenha uma visão clara das finanças do seu negócio. Considere fatores como custos de alimentação, cuidados veterinários, instalações e mão de obra. 

Um orçamento bem elaborado servirá como guia para tomar decisões financeiras mais assertivas e evitar prejuízos.




2. Controle de Custos

A gestão financeira eficaz na pecuária depende do controle rigoroso dos custos, Identifique os principais custos operacionais da sua fazenda e busque maneiras de reduzi-los sem comprometer a qualidade dos produtos. Isso pode envolver a compra inteligente de insumos, o uso eficiente de recursos naturais e a otimização dos processos de produção.


3. Investimentos Estratégicos

Não tenha medo de investir em melhorias na sua fazenda. Embora os investimentos iniciais possam parecer significativos, eles podem levar a economias de custo e aumento da produção a longo prazo. Melhorias na infraestrutura, tecnologia e manejo do gado podem aumentar a eficiência e a rentabilidade.


4. Acompanhamento Financeiro Regular


Mantenha registros financeiros precisos e atualizados. Isso inclui o monitoramento constante das receitas, despesas e fluxo de caixa. Utilize as ferramentas da LEIGADO para facilitar esse acompanhamento. 


O software da LEIGADO, tem tudo o que o produtor/consultor precisa para ter uma ótima gestão financeira, nele pode inserir todas as fontes de receitas e despesas, e no final ter um relatório explicativo sobre os indicadores da propriedade, além de ter uma avaliação econômica e zootécnica, como por exemplo, ele te dá o  custo por animal e por rebanho.

A lucratividade na pecuária de leite e corte não é uma tarefa fácil, mas com uma gestão financeira sólida e estratégica, é possível alcançar resultados positivos. 

Lembre-se de que cada fazenda é única, e as estratégias de gestão financeira devem ser adaptadas às suas circunstâncias específicas. Com o comprometimento, o planejamento adequado e a busca contínua por melhorias, você pode criar uma fazenda lucrativa e sustentável.

Por isso, a LEIGADO está aqui para te ajudar a tomar decisões mais assertivas, e o melhor, você consegue gerir sua fazenda, NA PALMA DA SUA MÃO!


Faça um teste Gratuito!