A importância de uma DEL persistente ao longo do ano

Saiba a importância de se controlar os dias em lactação (DEL) do seu rebanho, para manter a produção de leite e o seu financeiro em alta durante todo o ano.

3 min de leitura
Atualizado há 1 ano | Publicado em 29 . Jun, 2022

Para gerenciar qualquer atividade, precisamos acompanhar e levantar números que demostrem se estamos obtendo resultados e principalmente se teremos sucesso no futuro, permitindo sustentação na atividade. Esses indicadores podem definir o rumo da atividade se bem avaliados.

Nas propriedades de leite, o principal indicador a se notar é a produtividade dos animais, aliado a outros índices zootécnicos para poder comparar se os resultados estão sendo positivos ou negativos. Uma das formas de acompanhar se estou obtendo bons resultados pode ser através do DEL (dias em lactação).


Porque é importante acompanhar o DEL da minha propriedade?

Em sua maioria, os meses do ano na produção de leite possuem os mesmos custos fixos, independente da produtividade dos animais. É necessário garantir que a receita seja suficiente para cobrir os custos fixos, além dos custos variáveis.

Para isso, é necessário que haja um planejamento na propriedade para garantir que os animais tenham parições bem distribuídas ao longo do ano, pois a partir dos primeiros 60 dias de lactação (após o pico de produção), a produção tende a começar a cair até o dia da secagem.

O ideal é que mantenhamos um DEL médio do rebanho entre 150 a 180 dias. Assim teremos animais em início de lactação e também de final de lactação, mantendo o equilíbrio e uma média constante de produção ao logo do ano.


Se tivermos um rebanho que tem a maioria das parições concentradas em certa época do ano, a média de produção do rebanho ao longo do ano, em algum momento o DEL será alto, consequentemente a média de produção e a produção do mês também será baixa, reduzindo o faturamento.

 

Ao observar esse indicador, podemos começar a buscar soluções para problemas como:

1. Os animais estão com algum problema reprodutivo?

A manutenção de um bom Intervalo Entre Partos (IEP) é fundamental para o controle da DEL do rebanho. É necessário garantir que os animais estejam aptos para o próximo ciclo reprodutivo finalizando o Período de Espera Voluntário (PEV), isso envolve tanto a parte sanitária quanto a parte nutricional.


2. Planejamento das previsões de parto ao longo do ano.

Até organizar a propriedade, aumentar o IEP pode ser necessário para reorganizar a distribuição de partos ao logo do ano.


3. Secagem e indução de animais com problemas reprodutivos.

Muitas vezes é necessário forçar a secagem dos animais com o DEL mais elevado, e entrar com protocolos de indução de lactação ou até mesmo o descartar desse animal.


Como observamos até agora, o DEL é chave principal para planejar o futuro da propriedade, por isso é importante ter esses indicadores em mãos. Mas como posso acompanhar o DEL da minha propriedade?

Faça a soma dos dias em lactação (DEL) de todos os animais, e em seguida faça a divisão pela quantidade de animais, assim você terá uma média dos dias em lactação do seu rebanho.

Isso pode ser realizado tanto manualmente, quanto utilizando uma ferramenta digital, como o sistema e aplicativo Leigado, com atualização desse indicador diariamente e de forma automática, além de obter relatórios de projeção de produção de leite, previsão de partos, animais a inseminar, previsão de faturamento e de despesas mensais, reduzindo um trabalho que seria feito a mão pelo produtor. 

Se você é produtor de leite e busca melhorar a gestão da produção de leite da sua propriedade, conheça o Software Leigado, acessando o site www.leigado.com.br ou baixe nosso aplicativo em sua loja de app: Google Play ou App Store. #VemserLeigado