O Sítio Rancho Fundo, está localizado na linha São José das Tábuas, interior da cidade de Faxinal dos Guedes, Região Oeste de Santa Catarina. Desenvolvem a atividade leiteira à apenas quatro anos, mas já sentiram a necessidade de ter um controle de dados diferenciados, foi quando investiram em um sistema que lhes permitissem ver o negócio como um todo. Iniciaram a atividade e não tinham nenhum controle de dados, como fala Claudia de Marchi: “Já no início da atividade, para contabilizar e saber aonde seria necessário fazer melhorias, assim saberíamos como estava nosso rebanho de modo geral, visando sempre em pontos estratégicos de mudanças, tais como (descarte de animal, melhoramento genético, cursos e conhecimento sobre a nossa atividade”.



O sítio se estende em uma área de 26 hectares, destes sete hectares são destinados para a atividade de leite. A propriedade tem um Plantel com 32 fêmeas sendo, 15 vacas em lactação e as demais distribuídas entre novilhas e vacas secas. A produção diária gira em média 245 litros, com duas ordenhas diárias. Desde a implantação do sistema Leigado, em abril de 2017, a propriedade teve sua produção melhorada, pois foi possível ter uma visão mais aberta do que estava ocorrendo. Com um controle mais moderno, foi possível identificar a produção de cada animal, direcionando a alimentação de acordo com a produtividade, permitindo se economizar com a alimentação. A média de produção que era de 17,59 litros passou para 24,64 litros em alguns meses, um aumento de 40% de produção por animal. Após o controle com o sistema foi possível identificar e controlar as datas de partos, inseminando cada um deles no período adequado, pois o sistema emite as notificações, o que permite um melhor controle do que está acontecendo e nada passa despercebido. A média de produção esta relacionada com a DEL (dias em lactação) a qual foi diminuída em 62 dias (de 234 para 172). Este índice está relacionado diretamente com a média de produção.



Claudia conta quando sentiu a necessidade de ter um controle melhor dentro da sua empresa rural: “Entre trabalhos fora da propriedade, como eu já trabalhava como auxiliar administrativo em uma mecânica, senti a necessidade de colocar todos os dados no papel ou em planilhas, porém, sempre muito curiosa por aplicativos de informática e de viabilidade, para que facilitassem o nosso trabalho do dia a dia. Foi então em uma manhã que descobri o aplicativo, baixei na mesma hora mas, percebi que necessitava de cadastro via computador no site, fiz o cadastro e experimentamos por 15 dias gratuitos, junto com isso veio muitas atualizações as quais sugerimos aos desenvolvedores, os quais sempre foram muito prontos em atender nossas necessidades.” Cláudia e o esposo, fizeram um investimento inicial para dois anos, com um pacote de 20 vacas em lactação e os demais animais sem custo algum. “investimos R$ 600,00 para dois anos. Para nós era uma necessidade, em pouco mais de 6 meses já aviamos recuperado o investimento para dois anos”. “O sistema permite ter noção de quanto cada animal está produzindo, quanto de lucro cada um está gerando e quanto cada um está custando, é possível ver a viabilidade de segurar algum tipo de animal, saber aonde poderíamos melhorar e de que maneira deveríamos fazer, contabilizando sempre as nossas receitas e despesas”. “São inúmeros pontos em que o sistema nós permitiu melhorar: media de produção diária, histórico animal, histórico de produção e medicação, além de nunca esquecer de medicar pois o sistema notifica o dia e a hora, controle de estoque, controle de receitas e despesas, animais por lote, pesagem animal, entre outras funções fundamentais para o bom gerenciamento de uma propriedade.”



O sistema permite uma visão diferenciada dos números da propriedade. Ter gestão é fundamental não só para a permanência das propriedades na atividade leiteira, bem como para saber onde se está errando a tempo de se concertar e como resultado, mais lucro na atividade. Venha fazer parte do nosso time de sucesso.

Acesse www.leigado.com.br e confira seus benefícios.

WhatsApp (46) 99901 0238

Skype: leigado.dv