Quantos litros de água uma vaca bebe por dia

A água é responsável por diversas atividades metabólicas como: auxiliar na excreção do metabolismo, digestão dos alimentos e transporte de nutrientes.

3 min de leitura
Atualizado há 3 anos | Publicado em 12 . Dec, 2018

Água, um componente essencial para qualquer espécie do reino animal ou vegetal, sem ela não há vida, sem ela não há produção. Ela é responsável por diversas atividades metabólicas como: auxiliar na excreção do metabolismo, digestão dos alimentos e transporte de nutrientes. Cerca de 60 a 65% do corpo dos bovinos é composto por água, portanto, para se ter uma manutenção adequada das funções fisiológicas, se faz necessário que a mesma esteja disponível sempre que os animais desejarem beber.

Ingestão de água na atividade leiteira

Quando falamos na atividade leiteira, muitas vezes a água não receba tanta importância quanto deveria. Os produtores, muitas vezes, não tem o conhecimento de que os animais necessitam de água potável assim com nós e acabam fornecendo a eles água imprópria, de açudes ou lagoas, ou muitas vezes não fornecem a quantidade necessária, sem conhecer as consequências causadas na produção e na sanidade do rebanho leiteiro, quando consomem água com uma qualidade inapropriada.

Durante o período de lactação, as vacas bebem em média quatro litros de água por cada litro de leite produzido, portanto, uma vaca que produz 30 litros de leite durante um dia, deve consumir em torno de 120 litros de água. Em regiões ou em épocas do ano mais quentes, em que as temperaturas ultrapassam 22°C, o consumo de água aumenta entre 10 a 20%. Na maioria das vezes a disponibilidade de água da propriedade é adequada, porém, tem-se falhas no fornecimento, em cochos pequenos, com fluxo de água baixo, qualidade ruim e falta de limpeza. Fazendo com que os animais se cansem de esperar e acabem desistindo de beber água, como consequência, produzem menos leite.

Para se estruturar um bebedouro, o fluxo de água deve ser em torno de 11 a 19 litros por minuto. Os bebedouros devem ser posicionados ao centro, ou em lugares estratégicos, os quais permitam os animais acessarem os mesmos. O indicado é que os cochos tenham uma largura aproximada de 60 cm, com altura entre 15-30 cm, permitindo que ocorra renovação da água dentro do choco, o comprimento e a quantidade de cochos vai depender, da quantidade de animais da propriedade, calcula-se em torno de 10 a 30 cm por cabeça.

Qualidade da água fornecida

Depois das precauções com o tamanho dos cochos, devemos cuidar da qualidade da água fornecida. Algumas perguntas devem ser feita diariamente: Eu beberia esta água? Se não, a qualidade não esta boa, isso mesmo, as vacas assim como nós, necessitam de água potável, para que desta forma o organismo desempenhe um bom funcionamento. Deve-se realizar uma limpeza semanal ou em alguns casos diária. A produtividade está baixa? Confira a ingestão e a qualidade de água fornecida.

A dica é, observar o comportamentos dos animais no momento em que os mesmos estão bebendo água, se possível até medir a quantidade ingerida, pra ver se a mesma é adequada. Os animais agradecem e possivelmente terão um aumento de 10 a 20% em sua produção de leite.