Produza leite de qualidade de maneira simples

Maior qualidade significa maior rentabilidade

2 min de leitura
Atualizado há 3 anos | Publicado em 02 . Feb, 2017

Informativo

Para aumentar a qualidade do leite, os pecuaristas leiteiros devem dar especial importância à saúde animal, à ordenha e ao armazenamento.

Algumas dicas para aumentar a qualidade do leite são essenciais para que o pecuarista leiteiro obtenha maior rentabilidade e ganhe mais espaço no mercado consumidor, que anda cada vez mais exigente quanto a produtos alimentícios. Fatores como saúde e bem-estar animal, nutrição, cuidados durante a ordenha, instalações e armazenamento influenciam na qualidade do produto final. Por isso, os produtores de leite devem dar especial importância a esses aspectos, para oferecer ao consumidor leite com alto padrão.

Nutrição

A nutrição adequada de vacas leiteiras é um fator que influencia diretamente na qualidade do leite. Quanto maior a quantidade de leite produzido, maior deve ser o volume de nutrientes oferecidos àquele animal. Por isso é importante consultar uma assistência técnica.

Instalações

As instalações de manejo do gado leiteiro geram um grande impacto na qualidade do produto final. Por isso, a vacas leiteiras devem estar em ambiente higienizado, livre de agentes contaminantes, principalmente os causadores de mastite.

Saúde do animal

A prevenção de doenças, como a mastite, aumentam a qualidade do leite e a produtividade do rebanho. Garantir uma produção de leite sem resíduos faz com que os produtores obtenham maiores vantagens sobre o valor, devido a qualidade nutricional do produto.

Manejo

No momento da ordenha, é importante que o funcionário utilize roupagem adequada e luvas. Além disso, um antisséptico pré-ordenha deve ser utilizado e seu tempo de ação respeitado. Seguindo este processo, você obedecerá aos padrões de higiene, garantindo a saúde do animal. Se o processo de ordenha for mecânico, a máquina deve passar por manutenções periódicas e também limpeza diária, para que não cause problemas no teto das vacas, como lesões, que aumentam as chances de infecção e aumento da contagem bacteriana.

A limpeza do tanque de armazenamento também deve ser feita com frequência e de forma correta.

Você sabia?

Várias indústrias estão buscando por leite de melhor qualidade e remunerando o produtor com um preço melhor caso ele atinja os níveis de qualidade exigidos.

Então não deixe de perder dinheiro, invista na qualidade do seu produto e tenha maior lucratividade.