Gestão e administração em fazendas de produção de leite

A eficiência de uma propriedade leiteira inicia com controle das despesas e receitas, determinando lucro ou prejuízo.

2 min de leitura
Atualizado há 3 anos | Publicado em 23 . Sep, 2016

Atualmente percebemos uma mudança grande no setor leiteiro onde pequenas propriedades rurais são transformadas em verdadeiras empresas com divisão de trabalhos, tecnologia aplicada, genética de alto nível; essa mudança deve-se a grande competitividade no mercado, alta dos preços de matérias primas etc.

Gestão nada mais é do que administração da propriedade, planejando atividades, considerando os animais como fonte de renda, trabalhar com metas, redução de custos e organização.

A eficiência de uma propriedade leiteira inicia com controle das despesas e receitas, determinando lucro ou prejuízo. O produtor de leite se preocupa muito com o preço do produto, e o preço não justifica sucesso ou fracasso de um negócio. O que interessa é o todo, custo em conjunto com o preço e renda, o que determinará o lucro propriamente dito da atividade. (FARIA 2005).

Produzir leite a baixos custos e também com qualidade, necessita uma gestão eficiente, desde os controles zootécnicos, administrativos e econômicos. Sendo assim, avaliar o desempenho da pecuária leiteira permite identificar possíveis falhas e problemas na administração, fornecendo dados à tomada de decisões do produtor e do técnico.

Existem três elementos que devem ser levados em conta quando se trata de uma empresa rural:

Cada um desses elementos precisa ser gerenciado.

No Rebanho são necessários investimento em nutrição, genética, manejo de qualidade, explorando o máximo o potencial de cada raça.

Nas Finanças é preciso saber custos, receitas e despesas diárias e futuras, evitando prejuízos e gastos inesperados.

E realizar a Gestão de pessoas deixando esclarecido o papel de cada colaborador dentro da fazenda, bom treinamento e relacionamento dos mesmos.

Com um bom planejamento, organização, equipe bem treinada e um produtor líder e ciente de todos os processos realizados dentro da propriedade boa parte do sucesso da produção está garantido.

A fim de facilitar o processo de gestão, deixando os produtores, médicos veterinários, zootecnistas e técnicos, tanto das pequenas até grandes propriedades, com mais tempo livre, segurança e tranquilidade na hora da tomada de decisões. Temos disponível no mercado a Leigado Software para Gado Leiteiro. Controle e gestão de sua fazenda de maneira eficiente.

Inicie uma gestão de qualidade agora mesmo usando o Sistema da Leigado.