As propriedades leiteiras têm como objetivo produzir cada vez mais e melhor, desde os agricultores familiares até os grandes produtores de leite. Com o aumento da produção os cuidados com sanidade, nutrição e bem-estar dos animais ganham prioridade, porém ainda são poucos os produtores que conhecem o real custo por litro de leite produzido, por não utilizarem uma gestão realmente eficiente.

Com uma gestão eficiente a propriedade leiteira deixa de ser apenas uma atividade de subsistência familiar e passa a ser um empreendimento, usar tecnologias para se modernizar, transformar-se em uma empresa de verdade atenta ao mercado em que atua, descobrindo informações que podem ser utilizadas no dia-a-dia da propriedade leiteira visando maior lucratividade.

Além do controle econômico, é de extrema importância se obter os dados zootécnicos da propriedade, que permitem ao pecuarista observar os dados do rebanho em geral e de cada animal, como informações de parto, identificação dos animais, informações de cobertura ou inseminação, pesagem dos animais e controle leiteiro. Com um controle de dados é possível se obter indicadores produtivos, e assim tomá-los como base para tomada de decisões, tais como: seleções e descartes, investimentos e manejos específicos para animais em lotes diferentes, principalmente relacionados ao planejamento nutricional, reduzindo custos e evitando desperdícios.

Em um trabalho realizado pela Cooperideal no Sítio Erveira, situado no município de Nova Laranjeiras no interior do Paraná entre os anos de 2006 a 2013, em que se avaliou o gerenciamento econômico e zootécnico da propriedade. Os resultados obtidos foram satisfatórios no final do projeto. Também foi realizado uma simulação de como seria a produção e a perda de receita anual caso não houvesse sido aplicada a gestão, os dados estão descritos na tabela. As informações deste trabalho provam que a gestão se torna eficiente para melhorar a produtividade, gerando mais renda para as propriedades que adotam a gestão.

 Sem GestãoCom GestãoSem Gestão
Ano200620132013
Produção leite (litros/dia)128482315
Área destinada produção de leite (ha)17,810,4Perda de R$ 53.000,00 por ano sem utilizar a gestão
Área destinada para cultivo de soja (ha)0,04,0-


Algumas dicas para realizar uma boa gestão nas propriedades rurais:

• Anotar dados confiáveis para realizar uma avaliação eficaz;

• Somente ao identificar corretamente os problemas é que as correções adequadas poderão ser aplicadas;

• Utilizar uma metodologia de cálculo adequada para cada situação a fim de evitar interpretações erradas a respeito da situação da propriedade;

• Avaliar se a redução de custos possui um bom custo/benefício, pois nem sempre redução de custo significa aumento de lucro;

• Avaliar o balanço patrimonial com a evolução da propriedade;

• Utilizar sistemas de gerenciamento aumentam a eficiência da gestão, pois reduzem o tempo realizando cálculos, fornecem informações precisa, com rapidez e diariamente atualizadas;

Mas para que a gestão em uma propriedade tenha êxito é necessário que haja esforço e comprometimento do pecuarista, sua família e funcionários, através de um processo educacional e de treinamento contínuo, que traz benefícios para todos os setores de produção.

Venha fazer um teste gratuito e comprovar todos os benefícios que um sistema como Leigado pode lhe oferecer.

Por Rafaela Walteman, Acadêmica de zootecnia.

Fonte:

GODINHO, R. F., CARVALHO, R. de C. R. Gestão de sistemas de produção de leite. Ciência et PRAXIS, v. 2, n. 3, 2009. Disponível em:

http://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2088/1082/

Gestão financeira da propriedade leiteira. IEPEC, 2017. Disponível em:

https://iepec.com/gestao-financeira-da-propriedade-leiteira/

REZENDE, M. de. Gestão de propriedades leiteiras – O que os números tem a dizer? Milk Point: Produção, 2014. Disponível em:

https://www.milkpoint.com.br/artigos/producao/gestao-de-propriedades-leiteiras-o-que-os-numeros-tem-a-dizer-87307n.aspx?r=1482966235/

Cadastre-se gratuitamente www.leigado.com.br e confira seus benefícios.

WhatsApp (46) 99901 0238

Skype: leigado.dv

Facebook:
facebook.com/sistemaleigado

Instagram:
www.instagram.com/leigado