No último sábado (14/09/2019), foi anunciado pela Ministra da agricultura Tereza Cristina a exportação de produtos Lácteos para o Egito. A exportação de produtos lácteos brasileiros estava suspensa desde o ano de 2015, onde em 2016 havia um pedido para que o Egito aprovasse o Certificado Sanitário Internacional, que é o primeiro pré-requisito para esse tipo de exportação. As negociações foram intensificadas há duas semanas. Os produtos serão enviados a partir do mês que vem (outubro), esse novo mercado é de 100 milhões de consumidores, além dos países vizinhos, pois o Egito tem vários acordos de livre comércio.

“Vamos ter como competidores os produtores da União Europeia e da Nova Zelândia, que já têm este mercado consolidado, mas de qualquer forma é uma oportunidade para o Brasil ganhar competitividade e ter um novo mercado para o seus produtos”, explicou o adido agrícola brasileiro no Egito, Cesar Teles. O potencial de negócios com a abertura é de cerca de US$ 8 bilhões. O Egito é o primeiro dos quatro países que serão visitados pela ministra Tereza Cristina na missão ao Oriente Médio. Até o dia 23 de setembro, a comitiva ainda passará pela Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos.

Fonte: https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/ministra-encerra-visita-ao-egito-com-abertura-de-mercado-para-produtos-lacteos-do-brasil-215979/