Quando falamos em atividade leiteira, logo imaginamos animais com grande porte e com úberes perfeitos, cheios de veias, cheios de leite, representando alto potencial de produção. Mas para que essa imagem seja concreta a nutrição deve ser muito eficiente, pois por mais que a genética dos animais seja importante, o que faz encher o úbere de leite é o que entra pela boca dos animais. Vacas com grande potencial de produzir leite necessitam de uma alimentação de alta qualidade, pois ela não representa apenas maior produção, a nutrição impacta diretamente na saúde dos animais, portanto nem sempre a dieta mais barata é a mais viável.

Visto que as vacas com aptidão leiteira apresentam grande porte, logo necessitam de uma grande quantidade de alimento, sendo eles volumosos, ricos em fibras, concentrados, suplementos minerais e outros condimentos que podem ser incluídos na sua alimentação com o intuito de melhorar a imunidade, a eficiência produtiva e reprodutiva dos animais.

VOCÊ SABIA QUE NOSSAS VACAS DE LEITE DEVEM SER CONSIDERADAS COMO ATLETAS?

Essas exigências surgiram com o melhoramento genético, ou seja, vacas mais produtivas, porém mais exigentes em nutrientes. Vamos comparar nossas vacas com atletas, quanto melhor o atleta, mais exigências nutricionais ele necessita, pois caso contrário ele acaba se lesionando e não pode mais competir. Nossas vacas são como atletas, elas têm um grande potencial de produção de leite, porém ela precisa de boas condições para que se produza leite com qualidade e por várias lactações.

Para que essas necessidades sejam atendidas, os custos com alimentação devem ser controlados, para que não encareçam e impactem no custo de produção. Quando falamos de custo alimentar, o mesmo deve se manter na faixa de 40 a 60% dos custos de produção, variando conforme a época do ano. Visto que o impacto no custo de produção é alto, uma atenção maior deve ser dada quando falamos de produção leiteira.

QUANTO VOCÊ GASTA EM ALIMENTAÇÃO PARA SUAS VACAS? QUANTOS POR CENTO DO CUSTO DE PRODUÇÃO É REPRESENTADO PELA ALIMENTAÇÃO?

Esses questionamentos deveriam ser respondidos com facilidade, porém não é tão simples assim de se calcular esse custo, por isso o Leigado dispõe de um módulo específico para estas respostas, confira como calcular com facilidade assistindo o vídeo abaixo.

Devemos dar uma grande atenção aos alimentos e suas doses de fornecimento, sempre buscando alimentos de boa qualidade e com melhor preço. Uma boa alternativa é fazer o provisionamento desses alimentos durante um ano todo, para que desta forma se garanta alimentos de alta qualidade com os melhores preços, mas isso requer conhecimento da projeção futura do seu rebanho, o Leigado também faz essa projeção, desta forma você se programa com facilidade para as comprar conforme seu rebanho cresce.

POR QUE FAZER PROJEÇÃO DO REBANHO?

Calcular a projeção do seu rebanho é fundamental para que se tenha uma visão futura da sua atividade, podendo desta forma simular um cenário futuro de como estará a sua produção, isso permite tomar decisões antecipadas e com grande segurança. Com uma projeção de animais ao longo de um período é possível se calcular a quantidade necessária de alimento, desta forma pode-se programar a compra de produtos garantindo melhores preços, reduzindo o custo de produção e aumentando a lucratividade.

Venha conhecer o Leigado e comprovar as vantagens de ter um sistema completo e de fácil utilização, para lhe auxiliar diariamente, acesse www.leigado.com.br.

Por Jucemara Rösler, mestranda em zootecnia.

Cadastre-se gratuitamente www.leigado.com.br e confira seus benefícios.


WhatsApp (46) 9 9901-0238

Skype: leigado.dv