Como economizar com energia elétrica na produção leiteira

A pecuária leiteira é uma das principais atividades da agropecuária do Brasil, sendo um grande elemento gerador de empregos.

3 min de leitura
Atualizado há 3 anos | Publicado em 11 . Nov, 2020

A pecuária leiteira é uma das principais atividades da agropecuária no Brasil, sendo um grande elemento gerador de empregos. No ranking mundial, o país encontra-se em quarto lugar no volume de produção de leite bovino, sendo que a modernização e especialização são fatores essenciais para que a atividade ganhe espaço.

Diante disso, a adoção de sistemas de confinamento como o Compost barn, tem se tornado frequente no país, visto suas inúmeras vantagens em relação à sistemas extensivos de produção. Contudo, por demandar de maior quantidade de equipamentos elétricos em funcionamento, as despesas com energia elétrica nesses sistemas são severamente afetadas.

Com o objetivo de reduzir os desperdícios de energia elétrica, utilizam-se sistemas de gestão, que se caracterizam por definir as variáveis de consumo que podem ser controladas, e consequentemente otimizadas, além de indicar a eficiência de consumo de cada fator relacionado ao uso da energia. Gestão energética tem como base ações administrativas associadas em grande parte, a mudanças de hábitos.

O sistema de Gestão da Qualidade Total (TQM), tem como foco a melhoria contínua, envolvendo pessoas e métodos quantitativos, visando a satisfação do cliente. Algumas instituições adotam o TQM para realizar o monitoramento e direcionamento da energia elétrica, atuando na melhoria contínua da eficiência energética.

Para que seja possível gerir energia por meio da estrutura TQM, é necessário um sistema de informação, que vai avaliar, e atuar constantemente em melhorar a eficiência na utilização de energia. Através da coleta e interpretação de dados, são gerados relatórios automáticos, que possibilitam medir o desempenho, e com isso, o sistema permite localizar os possíveis pontos de redução de consumo, e por conseguinte, estratégias de gerenciamento energético podem ser propostas.

Diante disso, é possível destacar a importância da tecnologia na gestão energética, pois além de permitir o constante monitoramento do consumo, aponta com precisão os pontos em que é possível haver economia de energia. Porém, apesar de desempenhar papel importante na redução do consumo, a tecnologia não é suficiente para solucionar ineficiências no consumo energético, pois para que se obtenha resultados, é necessário que esteja inserida em sistemas amplos de gestão, com planejamento incorporado.



REFERÊNCIAS:

SILVA, L.A.F.; COELHO, K.O.; MACHADO, P.F.; SILVA, M.A.M.; MOURA, M.I.; BARBOSA, V.T.; BARBOSA, M.M.; GOULARI, D.S. Causas de descarte de vacas da raça Holandesa confinadas em uma população de 2.083 bovinos: 2000–2003. Ciência Animal Brasileira, v.9, n.2, p.383-389, 2008.

BATISTA, O. E. Redução do custo da energia elétrica em ambientes industriais por meio de uma estratégia de baixo custo em gestão energética. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.

EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Anuário Leite 2019: Sua excelência, o consumidor. 2. ed. - São Paulo, 2019.

ESCRICH, B. Como a tecnologia pode ajudar na gestão de energia do agronegócio?. 05 jun. 2020. Disponível em: https://www.way2.com.br/blog/gestao-de-energia-no-agronegocio. Acesso em: 19 mar. 2020.

MARINS, D. et al. Implantação de gerenciador de energia em indústria: lições e perspectiva. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 38-46, 2010.

NEIVA, R. A. Confinamento mais confortável ao gado desperta interesse de produtores de leite . 2016 Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/18378170/confinamento-mais-confortavel-ao-gado-desperta-interesse-de-produtores-de-leite . Acesso em 18 set. 2020.

SAMED, M. et al. Sistema de Gestão Energética. Revista O Setor Elétrico, v. 78, jul. 2012. Disponível em: https://www.osetoreletrico.com.br/sistema-de-gestao-energetica. Acesso em: 03 jun. 2020.

SWORDS, B.; COYLE, E.; NORTON, B. An enterprise energy-information system. Applied Energy, v. 85, n. 1, p. 61-69, jan. 2008.