Você acompanha a evolução do peso das futuras vacas?

Mas por que é tão importante saber essas informações?

As novilhas devem ter uma produtividade melhor do que suas mães, pois na maioria das vezes se investe em genética a qual representa um custo alto na atividade e se espera recuperar quando as mesmas iniciarem a sua lactação. Para que isto ocorra se faz necessário uma boa criação.

A evolução da altura e do peso das bezerras leiterias é a forma mais simples para se avaliar as práticas de criação e manejo desenvolvidas na fazenda, a altura representa o crescimento ósseo do animal, e o ganho de peso representa o crescimento de órgãos e músculos.

A prática é muito simples e deve ser realizada ao nascimento e acompanhada a cada 15 ou 30 dias. É realizada com uma fita métrica padrão desenvolvida especialmente para esta finalidade ou por meio de balança. De acordo com alguns estudos espera-se que as bezerras dobrem o peso do nascimento aos 60 dias de vida, um ganho aproximado de 1 kg/dia até os 120 dias e 0,9 kg/dia dos 121 a 180 dias.

O acompanhamento constante permite que sejam avaliadas rapidamente as práticas de manejo e criação, auxiliando na detecção de falhas no manejo.

Utilizando o sistema Leigado você controla facilmente o desenvolvimento de suas bezerras e novilhas pois o sistema gera um relatório comparando o padrão americano, canadense e brasileiro com os dados de sua fazenda. Assim fica fácil acompanhar a evolução de suas bezerras e novilhas.

Cadastre-se gratuitamente em: www.leigado.com.br e confira todos os benefícios para uma boa gestão em sua propriedade de gado leiteiro.

WhatsApp (46) 99901 0238

Skype: leigado.dv

Facebook: facebook.com/sistemaleigado

Instagram: //www.instagram.com/leigado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *