De olho no Cio:

Cio ou estro é período em que a vaca aceita a monta com uma duração de 10 horas em média. Ocorre em novilhas após a puberdade e em vacas não prenhas.

O momento ideal para que a fêmea seja inseminada ou coberta é o final do estro. Devido á ovulação em bovinos que ocorre quando a fêmea não aceita a monta, em geral, 6 a 12 horas após o final do estro.

Sinais que indicam o Cio:7 (1)

A vaca monta e se deixa montar;

Vulva inchada e avermelhada;

Exibe muco na vulva;

Cauda erguida;

Micção frequente;

Muda o comportamento;

Inquietação;

Mugidos frequentes;

Alimenta-se menos;

Produção de leite reduzida.

A primeira medida que o produtor deve tomar para não perder o cio das vacas é ter uma pessoa treinada e responsável para identificar o cio e posteriormente realizar a inseminação ou monta natural.

O bom conhecimento dos sintomas de cio, a observação o mais frequente possível e por um período adequado (30 a 60 minutos) são fundamentais para a boa eficiência de detecção de cio.

A cada cio perdido significa alimentar por mais 21 dias, aproximadamente, uma vaca vazia, ou seja, aumento de custo de sua produção.

Todas as informações devem ser registradas (data do estro, dia do parto, repetição de cio, dentre outros.) para que o controle reprodutivo seja eficiente.

A identificação de animais em estro é indispensável para a obtenção de um intervalo de partos ideal (próximo de 12 meses) e, consequentemente, para melhorar a eficiência reprodutiva do rebanho, pois quanto maior número de fêmeas identificadas em cio ocasiona aumento do número de vacas prenhas, e assim, maior número de fêmeas em lactação.

O controle reprodutivo permite avaliar se o intervalo entre os cios está normal e, inclusive, prever o melhor período para a cobertura ou a inseminação artificial, as datas de parto e a secagem de cada vaca do rebanho.

 

Jéssica Guzzo de Godois, Zootecnista Leigado Sistema Online para Gado Leiteiro.

Literatura consultada: Embrapa Reprodução de Bovinos de leite; Manejo Reprodutivo RehAgro; MilkPoint Radar técnico; Gerenciamento de qualidade- SEBRAE.

 

 

 

Um comentário sobre “De olho no Cio:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *