Criação de Bezerras:

 Cuidado com bezerras em uma fazenda leiteira é de grande importância, já que esses animais serão o futuro do plantel. É importante estar buscando sempre melhorar a qualidade do rebanho iniciando pela qualidade na criação das bezerras.

leite

A fim de garantir uma boa reposição do rebanho, iniciando no pré-parto, oferecendo às vacas conforto, alimentação balanceada, e um ótimo manejo. E após o parto, o colostro deve ser fornecido em quantidades que atendam às necessidades nutricionais e de anticorpos das recém-nascidas.

As principais medidas a serem tomadas para obter sucesso na criação são:

Diminuir ao máximo o índice de mortalidade;

Adotar um sistema preventivo de doenças;

Alcançar ganho de peso adequado durante o crescimento, para que as bezerras sejam precoces sexualmente e ótimas mães.

 O bezerro nasce sem imunidade, pois nos bovinos, os anticorpos e as imunoglobulinas não são transferidos da mãe para o feto através da placenta, como acontece com outras espécies. E sim pelo colostro que é o primeiro leite secretado pela mãe após o nascimento dos bezerros, que é rico em imunoglobulinas e será a fonte de imunidade aos recém-nascidos, sendo indispensável.

A absorção dessas imunoglobulinas no intestino dos animais é alta logo após o nascimento, diminuindo com o tempo, portanto, o bezerro deve tomar o colostro o quanto antes se possível nos primeiros 30 minutos de vida. (DUARTE, 2007)

A quantidade de colostro deve ser em média 2 kg para bezerras de raças grandes e 1 kg para bezerras de raças pequenas, período em que a absorção de imunoglobulinas é mais eficiente. E, posteriormente, na quantidade de 2 litros pela manhã e 2 litros à tarde, por 2 a 3 dias após o nascimento, principalmente, pelo seu elevado valor nutritivos e para reduzir a incidência de diarreias.

Importante lembrar a necessidade de ter um banco de colostro, para que a qualquer problema sofrido com a mãe, a bezerra não seja afetada trazendo um maior prejuízo. Um banco de colostro nada mais é que guardar em congelamento o colostro retirado dos animais, servindo de reserva para possíveis perdas de vacas ou problemas do gênero garantindo uma boa colostragem aos animais.

Posteriormente é iniciado o aleitamento da bezerra a baixo segue um exemplo de protocolo eficiente, levando em consideração a média de tamanho para raças pequenas e grandes.

aleitamento

Diminuir a quantidade de litro de leite dado à bezerra significa tardar a precocidade sexual e diminuir o ganho de peso. Uma economia que será paga depois em baixa produção. Sendo assim um bom aleitamento, bom manejo, e boa colostragem é fundamental para uma bezerra saudável visando uma ótima mãe, melhorando assim todo o plantel.

Jéssica Guzzo de Godois, Zootecnista Leigado Sistema Online para Gado Leiteiro.

http://www.leigado.com.brInicie agora mesmo uma gestão de qualidade.

WhatsApp:(46) 9983 1005

WhatsApp (46) 9901 0238

Skype: leigado.dv

Facebook: facebook.com/sistemaleigado