Controle a evolução de suas bezerras!

Realizar a pesagem ao nascimento das bezerras já virou uma rotina na prática de manejo com a recém-nascida. Acompanhar esta evolução de peso e tamanho desde a primeira fase garante uma boa criação de bezerras e consequentemente animais que expressarão o máximo de seu potencial em sua vida adulta.fita

Na fase que antecede a puberdade das novilhas é interessante que as taxas de crescimento sejam controladas, uma vez que altos ganhos de peso nesta fase podem comprometer a produção de leite futura destes animais.

O ganho nesta fase tem como objetivo a entrada na puberdade em idades mais jovens e, portanto, a entrada destes animais no sistema produtivo também mais precocemente. Porém é preciso ter cuidado, pois animais a cima do peso, na puberdade e primeiro parto, têm grandes chances de terem distúrbios metabólicos. Além de um gasto excessivo com nutrição para estes animais.

Excesso de ganho de peso nestas fases também pode resultar em menores produções de leite causadas pelo acúmulo de tecido adiposo no úbere e pela diminuição na quantidade de células mamárias. (Hackett & Tucker, 1968; Buskirk et al., 1996)

Em contrapartida baixo ganho de peso gera atraso na maturidade sexual e na idade ao primeiro parto. Eleva também o custo de produção do animal, pois assim passa mais tempo em uma fase em que não está produzindo.

Taxas baixas de ganho de peso aumentam a ocorrência de enfermidades nas fases iniciais e duplicam os riscos de doenças na vida adulta. Sem falar da dificuldade de recuperação do peso com o passar do tempo.

Os animais devem ser pesados mensalmente afim de verificar se a meta de ganho de peso diário está sendo atingida e caso não esteja, pode-se recuperar rapidamente com pequenas adequações. (Vieira, 2014)

Para facilitar o manejo de pesagem pode-se se usar a fita de pesagem. A fita dá uma estimativa do peso do animal, que é baseada na medida do diâmetro torácico do animal. As fitas são especificas para raças (pequena, média e grande) e são encontradas facilmente em casa agropecuárias.

Realizar a pesagem dos animais é uma tarefa simples e que gera resultado muito satisfatório e auxilia no controle ideal da evolução do rebanho.

 

 Cinco considerações importantes:

1.O acompanhamento do crescimento dos animais é importante para a avaliação do sucesso do manejo nutricional e sanitário.

2.O peso vivo dos animais é utilizado como ferramenta para decisões no manejo como, por exemplo, a inseminação.

3. As pesagens devem ser feitas frequentemente. Se possível, os animais devem ser pesados mensalmente. O ganho de peso deve ser calculado de acordo com a diferença no peso no período, e os animais devem ser avaliados e remanejados de acordo com peso e altura em lotes de crescimento.

4. O peso ao desmame, as taxas de ganho de peso durante o período que antecede a puberdade e o peso ao parto são fatores importantes para avaliação do programa de crescimento.

5. Além do peso vivo, outras medidas auxiliam na avaliação do crescimento como o perímetro torácico, a altura na cernelha e o escore de condição corporal.

(Bittar M., 2012)

Jéssica Guzzo de Godois, Zootecnista Leigado Sistema Online para Gado Leiteiro.

http://www.leigado.com.brInicie já uma gestão de qualidade.

WhatsApp:(46) 9983 1005

WhatsApp (46) 9901 0238

Skype: leigado.dv

Facebook: facebook.com/sistemaleigado